O que é o MASP?
O MASP é um museu de arte localizado na Av. Paulista, em São Paulo (SP). Também é conhecido pelos nomes: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou, simplesmente, Museu de arte de São Paulo. Em sua coleção de obras há pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, gravuras etc.Fundado em 1947 pelo paraibano Assis Chateaubriand, um empresário e jornalista, e pelo ítalo-brasileiro Pietro Maria Bardi, um jornalista e crítico de arte, hoje o Museu de Arte de São Paulo possui cerca de 8 mil peças de arte, sendo boa parte de arte europeia, sobretudo, da Itália e da França. Além disso há bastante arte brasileira e um pouco de arte asiática, africana, entre outras. Quando foi fundado este museu funcionava no Edifício Guilherme Guinle (prédio dos Diários Associados), na rua Sete de Abril, centro de São Paulo, sendo transferido, posteriormente, para um edifício no bairro Higienópolis (que não durou muito tempo) e logo após, para a Avenida Paulista. O prédio da Av. Paulista foi projetado por Lina Bo Bardi.
MASP |
O museu conta com obras de artistas conhecidos internacionalmente, como Van Gogh, Delacroix, Renoir, Botticceli, Monet, Cèzanne, Diego Rivera, Picasso, Modigliani, entre outros. Na coleção brasileira, possui obras de Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.
Como está no próprio site do MASP, sua missão é "Incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro".
O museu foi tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT) e em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
No site do MASP ainda é possível visualizar boa parte da história do museu, através de uma linha do tempo:
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário