Postado em 21 de setembro de 2012, por Vinicius Martins
O Museu Metropolitano de Nova York (Met) está, pela primeira vez, explorando qual é o impacto das obras criadas pelo famoso artista da pop art Andy Warhol, na arte criada nos últimos 50 anos. Um terço das obras expostas atualmente nesta exposição no museu são de Warhol e o resto são de outros artistas, inclusive há obras do brasileiro Vik Muniz.Já falei neste blog sobre a vida e algumas obras de Andy Warhol, se não viu, recomendo que veja:
A exposição Regarding Warhol: Sixty Artists, Fifty Years
A exposição se chama "Regarding Warhol: Sixty Artists, Fifty Years" (algo como "Em relação a Warhol: Sessenta artistas, cinquenta anos"). Os organizadores não querem dar a última palavra no assunto, porém, querem mostrar a influência de Andy Warhol e ainda o significado de viver em uma cultura que se recicla continuamente.Andy Warhol |
Créditos da imagem: Jack Mitchell
O Met convida seu público a explorar e analisar o quanto a arte criada por Warhol está presente na arte contemporânea. A exposição tenta responder a seguinte pergunta: "Andy Warhol é o artista mais influente dos últimos 50 anos?". A pergunta é algo difícil de analisar a princípio, mas, com a exposição ficará mais fácil chegar a uma conclusão.
A exposição está divulgando obras de diversos artistas, além do próprio Andy Warhol. Entre eles estão expostos trabalhos de Basquiat, Jeff Koons, o chinês Ai Weiwei e, como citado anteriormente, o brasileiro Vik Muniz. Ao todo são 150 obras expostas, sendo que dois terços das mesmas são de artistas de três gerações distintas e as outras são do próprio Andy. Quem quiser (e puder) dar uma conferida poderá visitar o museu até o 31 de dezembro deste ano.
Veja também:
- O artista de pop art Andy Warhol
- Documentário Lixo Extraordinário
- Quem é o artista de colagem Jesse Lenz?