Mas, o que é um modelo vivo, afinal?
No desenho de modelo vivo, obviamente, precisa-se de um modelo. Este modelo, homem ou mulher, fica nu em algumas determinadas poses para que se possa desenhá-lo. Junto ao modelo pode ter um ou mais objetos. O desenho do modelo vivo é representação do corpo humano em uma superfície 2D, normalmente, uma folha de papel. Contudo, há também a escultura da figura humana que, do mesmo jeito, usa o modelo vivo, porém, desta vez ele é representado tridimensionalmente. Pode ser utilizado lápis, carvão, tinta, entre outro materiais. Quando se utiliza tinta, podemos dizer que é feita uma pintura da figura humana.Desenho de modelo vivo |
Créditos: Daniel Silva Lopes
Para que é importante um modelo vivo?
O modelo vivo é muito importante para analisar e entender as proporções que tem o corpo humano. Não é igual a pegar uma fotografia e tentar desenhar, pois, com o modelo vivo se tem outras noções de volume, luz, sombra etc. Desta maneira dá para entender melhor como é o corpo de uma pessoa.Quem precisa aprender modelo vivo?
O modelo, normalmente, posa para um grupo de pessoas que estão aprendendo a desenhar. Para que o modelo vivo não se sinta mal em estar posando para estes alunos, deve-se ter o mínimo de respeito com o mesmo, lembrando que isto não é erotismo nem similar, e sim um estudo do corpo humano. Seguindo algumas regras dá para se ter um bom aproveitamento em uma aula de modelo vivo, sendo assim, os desenhos do aluno terão uma boa evolução. Mas, é claro, que antes de partir para uma aula de modelo vivo é bom ter algumas noções teóricas e práticas sobre desenho, pois, sem isso não adiantará de nada ficar frente ao modelo.Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário