Postado em 9 de agosto de 2012, por Vinicius Martins
Com o tempo, a cultura oriental foi se popularizando cada vez mais no Brasil. Hoje, existem muitos fãs que curtem animes, mangás, fazem cosplay etc. Com isso, chegou no Brasil também, os fanzines.Mas, o que é fanzine, afinal?
Como o nome sugere, fanzine significa fanatic (fan) magazine (zine), que em português quer dizer revista editada por fãs. Alguns chamam, simplesmente, de zine. Embora seja muito popular a criação de fanzines de mangás, também há outros tipos. A fanzine não precisa, necessariamente, ser uma história em quadrinhos.Quando um fanzine é tão bem feito que possui uma qualidade profissional, ele também é chamado de prozine. O primeiro fanzine surgiu nos Estados Unidos, por volta do ano 1929/1930. Contudo, somente em 1941 que o termo foi realmente criado e seu criador foi Russ Chauvenet.
Quem produz fanzines?
Qualquer um pode produzir uma fanatic magazine, bastando apenas ter os materiais que pretende usar. Embora a maior parte de produtores e leitores sejam jovens, há muitos adultos que também fazem e leem. Depois de feito, muitos querem vender sua criação, então, divulgam na internet, vão em algumas feiras de animes e mangás, que costumam ter um espaço dedicado a venda de fanzines, entre outros. Apesar de que a maioria não consiga ganhar muito dinheiro vendendo zines, só pelo fato de ter o trabalho reconhecido por alguns, já vale a pena.Action Adventure Stories #92 (fanzine) |
Créditos: Will Hart
Embora nos Estados Unidos não seja muito bom fazer fanzines e vendê-las, por causa dos direitos autorais, no Japão isso é muito comum, pois, um beneficia o outro, além do fato de que não dá para comparar as poucas vendas que tem um fanzine com a imensa quantidade de vendas de um mangá. No fim, os fanzineiros (criadores de fanzines) acabam por divulgar mais o mangá que seu fanzine foi baseado.
Como faço um fanzine?
Existem várias maneiras de se criar um fanzine, você pode experimentar, por exemplo, fazê-lo em folhas de sulfite, tamanho A4, divididas ao meio. Os desenhos ficam por sua conta, sendo que podem ser originais ou feitos a partir de alguma HQ/mangá que você goste. Depois pode ser feito um roteiro e logo em seguida a rafe, que é um esboço/rascunho de como ficarão organizados os quadros, balões, entre outros. Logo, após deve ser criado os quadros, balões e desenhos finais.Quer criar um fanzine? Então, veja mais detalhes no site Quadrinize:
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.