Postado em 10 de agosto de 2012, por Vinicius Martins
Existem várias maneiras de se fazer arte, seja com a música, teatro, desenho etc. Nas artes visuais podemos fazer esculturas, desenhos, colagens, entre outros.Mas, o que é colagem, afinal?
Como o próprio nome diz, colagem é quando se cola objetos sobre um suporte. Consiste em colocar os mais diferentes tipos de materiais um sobre o outro, ou lado a lado, formando assim uma composição artística. Cada matéria pode ter uma textura diferentes da outra ou não.Como na colagem, a obra final, não fica totalmente plana, ela acaba transitando entre a pintura e a escultura. Na obra pode ser colado pedaços de tecidos, madeira, pedaços de jornal, pedaços de revista e o que mais a imaginação do artista quiser.
Exemplo de colagem |
Quando surgiu a colagem?
Antigamente, antes mesmo do século XX, a colagem já existia, porém não era considerada como arte. Muitas vezes era utilizada por crianças, como uma brincadeira, ou ainda por pessoas que não eram consideradas artistas. Era somente uma manifestação popular que os críticos de arte desvalorizavam.Foi somente no século XX, com a criação de um, até então, novo movimento artístico que a colagem passou a ser considerada como arte. O nome deste movimento foi cubismo.
Na colagem do século XX era bastante comum temas como violência e tecnologia, pois, a tecnologia estava se desenvolvendo, principalmente para criar produtos que pudessem ser usados nas guerras. Os artistas, que não aguentavam ver o mundo daquele jeito, vivendo em guerra, sentiam-se quase que obrigados a expressar o que achavam daquilo tudo em suas obras. Artistas como Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Joán Miró, René Magritte e Salvador Dalí trabalharam a colagem em algumas de suas obras.
Veja também:
Deixem seus comentários, logo abaixo. Não deixem de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG".