30 de junho de 2011

Walt Disney, Mickey Mouse e Branca de Neve e os Sete Anões - Os primórdios da animação (parte 5)

Olá pessoal. Como estão?
Hoje, falarei sobre os estúdios Walt Disney. Veja nossos outros artigos sobre "Os primórdios da animação":

Estúdios Walt Disney - Como tudo começou

The Walt Disney Company, ou simplesmente, Disney, foi fundada como um estúdio de animação, em 16 de outubro de 1923, pelos irmãos Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney.
Mickey Mouse - Disney - Double Graphic
Em 1923 o estúdio fez um curta-metragem com som, chamado de Steamboat Willie, aonde Mickey Mouse (mascote oficial da Disney) aparece pela segunda vez.

Branca de Neve e os Sete Anões

Mais tarde, em 1937, é lançando seu primeiro longa-metragem, Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs) baseado no conto de fadas dos irmãos Grimm. Sendo este o primeiro filme de animação, em longa-metragem, totalmente em cores.
Branca de Neve e os Sete Anões tem aproximadamente 83 minutos e foi premiado com um Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Conclusão

A animação teve uma longa evolução até chegar ao que vemos hoje. Se os irmãos Lumiére, Émile Reynaud, Émile Cohl, entre outros, tivessem parado por causa da complexidade e dificuldades que tinham naquela época a animação não estaria tão desenvolvida como atualmente. Seu início é de absoluta importância para o desenvolvimento das animações em 3D, Stop Motion etc.
Também é importante destacar o fato de o início do cinema estar diretamente ligado com o da animação, seguindo, os dois, pelo mesmo princípio básico, que é transmitir imagens subsequentes com o intuito de dar a sensação de movimento.
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29 de junho de 2011

Estamos com domínio novo

Olá pessoal. Como estão?
Bom, como podem perceber o blog passou por algumas mudanças. Agora, venho lhes comunicar que estamos com um novo domínio "http://www.desenhodg.com", contudo, o endereço antigo, "http://desenhodg.blogspot.com", contiuará funcionando para não perder visitas.
Conto com a ajuda de todos para que o blog continue crescendo.
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Gertie the Dinosaur e El Apóstol - Os primórdios da animação (parte 4)

Olá pessoal. Como estão?
Bem, dando continuidade à série de posts "Os primórdios da animação", hoje falarei sobre Winsor McCay e Quirino Cristiani. Se não leu as primeiras partes, recomendo que leia:

Winsor McCay

As criações mais conhecidas de Winsor McCay foram a tira Little Nemo in Slumberland, que era publicada semanalmente, entre 1905 a 1914 e 1924 a 1927 e a animação Gertie the Dinosaur, criada em 1914.
Little Nemo foi uma animação criada por McCay, em 1911. Contudo, somente em 1914, com Gertie the Dinosaur, que conseguiu marcar a história da animação.
Veja um trecho de Gertie the Dinosaur, logo abaixo:

Quirino Cristiani

Mais tarde começou a se fazer animações em longa-metragem (filme de longa duração), sendo, o argentino, Quirino Cristiani o pioneiro nesta modalidade. Seu longa tinha o nome de El Apóstol e foi transmitido na Argentina, em 1917.

Evolução da animação

No passado era mais difícil a produção de animações, as informações eram armazenadas em papel (meio analógico). Com o tempo tornou-se possível a digitalização dos dados, facilitando seu armazenamento, reprodução, manipulação, melhorando a qualidade e durabilidade.
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28 de junho de 2011

Humorous Phases of Funny Faces e Fantasmagorie - Os primórdios da animação (parte 3)

Olá pessoal. Como estão?
Hoje darei continuidade ao post anterior. Para quem não leu ainda, segue abaixo os links:

Humorous Phases of Funny Faces

Em 1906, o artista plástico e ilustrador inglês, James Stuart Blackton, criou o primeiro desenho animado, intitulado Humorous Phases of Funny Faces. O vídeo ainda possui trilha sonora, mostrando a mão do artista em alguns momentos. Assista abaixo:


Fantasmagorie

Émile Eugène Jean Louis Courtet (1857-1938), também conhecido como Émile Cohl, foi desenhista e animador, criando o primeiro desenho animado feito por projetor moderno, em 1908, chamado Fantasmagorie. Assista abaixo:

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27 de junho de 2011

O que são Praxynoscópio, Cinemaógrafo e Flip Book? - Os primórdios da animação (parte 2)

Olá pessoal. Hoje darei continuidade à série de posts sobre "Os primórdios da animação". Se não leu, recomendo que leia a primeira parte desta série, aonde falo da arte em cavernas, sombras chinesas e do Zoopraxiscópio:
Segue abaixo, uma imagem simulando uma animação simples:

Animação simples
Clique na imagem para ampliá-la

O Praxynoscópio

O praxynoscópio foi criado pelo francês, Émile Reynaud. O invento projetava na tela o que era desenhado em fitas transparentes.
Responsável pelo primeiro desenho animado, utilizava o sistema de 12 imagens e filmes feitos com 500/600 imagens. Foi exibido em Paris, no Musée Grévin, dia dia 28 de outubro de 1892. 

O Cinematógrafo

Léon Bouly criou o cinematógrafo, porém, perdeu sua patente, que foi registrada pelos irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière, e que exibiram ao público uma sessão de cinema, em 28 de dezembro de 1895. A história da animação é muito próxima da história do cinema, ambos evoluíram com a tecnologia.

O Flip Book

No fim do século XIX e início do século XX, era muito popular o flip book, uma espécie de “cinema de bolso”. Este tipo de animação não utiliza máquinas, geralmente seu tamanho é pequeno, tendo o formato de um livreto e cabendo no bolso de uma calça, por exemplo. Em cada página é criado o mesmo desenho, porém, sempre alterando sua posição e ao passarmos as folhas rapidamente, temos a ilusão de movimento.
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26 de junho de 2011

Sax (desenho)

Olá pessoal. Como estão?
Gostam de Jazz? Para hoje, o desenho de um saxofone feito no Corel Draw X4. Espero que gostem. Segue abaixo:

Saxofone (desenho)
Clique na imagem para ampliá-la

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25 de junho de 2011

Introdução à animação e Zoopraxiscópio - Os primórdios da animação (parte 1)

Olá pessoal. Hoje falarei um pouco sobre um trabalho de pesquisa, que fiz na faculdade: "Os primórdios da animação". Como é muito assunto, esse post será dividido em partes. Sendo o de hoje abordando dois assunto: uma introdução à animação e um invento chamado Zoopraxiscópio.

Introdução à animação

A animação é muito utilizada atualmente para propagandas, vídeos para a internet e filmes. Porém, poucas pessoas sabem como e quando começaram a surgir as primeiras animações.
Animação (animare) significa "dar vida a" e só começou a ser usada no contexto de exibir imagens em movimento, no séc. XX.
A história da animação começa desde a época em que imagens eram registradas nas paredes de antigas cavernas. Leia também:
Mais tarde, surgiram as projeções, que eram conhecidas como sombras chinesas, mas, que foram inventadas por alemães. A primeira exibição de sombras aconteceu em 1795.
Veja um gif animado, abaixo:

Animação

Zoopraxiscópio

O Zoopraxiscópio foi um invento criado por Edward James Muggeridge (1830-1904), sendo este, um fotógrafo e pioneiro no estudo dos movimentos.
Este instrumento visava exibir as imagens (fotografias ou desenhos) em sequência. Muggeridge o criou, inicialmente, para falicitar a exposição de seu trabalho, mas, acabou ganhando muito dinheiro com o invento.
Posteriormente, Edward J. Muggeridge mudou seu nome para Eadweard J. Muybridge.
Assista a algumas cenas exibidas pelo Zoopraxiscópio: Eadweard Muybridge - YouTube.

Veja também:
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24 de junho de 2011

Balls - Ball e o Robô Multitarefa (tirinha)

Olá pessoal. Tudo bem?
Lembram do Robô Multitarefa? Se não viu ou não lembra pode ver um vídeo dele: Animação: O Robô Multitarefa - Fiz na MTV. Ball encontrou com esse robozinho, vejam abaixo:

Ball e o Robô Multitarefa (tirinha)
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23 de junho de 2011

Bichinho (desenho)

Olá pessoal. Como estão?
Para hoje, o desenho de um bichinho, feita em Corel Draw X4. Segue abaixo:

Desenho de um bicho feito em Corel Draw X4
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22 de junho de 2011

O que são perspectiva e ponto de fuga?

Olá pessoal. Como estão?
Hoje falarei sobre perspectiva e ponto de fuga.

O que é perspectiva?

A perspectiva é usada para criar desenhos tridimensionais, sendo estes, os que contém altura, largura e comprimento. É uma ilusão de profundidade, distância e volume, sendo criada em superfícies planas, manualmente ou no computador. Entre os softwares que podem ser utilizados para criação de objetos com perspectiva estão o AutoCAD, 3ds Max, Blender, entre outros.
Veja abaixo, exemplos de desenhos sem e com perspectiva:
Desenho sem perspectiva
Sem Perspectiva
 Clique na imagem para ampliá-la

Desenho com perspectiva
Com Perspectiva
Clique na imagem para ampliá-la

O que é ponto de fuga?

Ponto de Fuga ou PF, é o que define a perspectiva. Em um desenho geométrico definimos o ponto de fuga e traçamos linhas, assim o nosso desenho terá profundidade, tonando-se tridimensional (3D). Veja um exemplo abaixo:

Ponto de fuga: prédio com perspectiva
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Veja também:
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21 de junho de 2011

Sombra e Sangue (arte digital)

Olá pessoal. Como estão?
Para hoje mais uma arte feita no Corel Draw X4. Esta é baseada em "Sombra", que foi postada ontem. Segue abaixo:

Sombra e Sangue (arte digital)
Clique na imagem para ampliá-la

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20 de junho de 2011

Sombra (arte digital)

Olá pessoal. Como estão?
Para hoje um desenho feito no Corel Draw X4. Veja "Sombra", logo abaixo:

Sombra, desenho digital feito no Corel Draw X4
Clique na imagem para ampliá-la

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18 de junho de 2011

Balls - Essa tira é minha (tirinha)

Olá pessoal. Tudo bem?
Hoje, uma tirinha de Balls. O Ball preto acha que vai ter uma tirinha só para ele, mas, veja o que acontece:

Balls - Essa tira é minha (tirinha)
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16 de junho de 2011

Novo layout. Opiniões?

Olá pessoal. Como estão?
Como podem notar, troquei o layout antigo por um minimalista que criei.
Gostaria saber a opinião de vocês. O que acharam? O que pode ser mudado? Elogios também são bem vindos.
Logotipo do blog Desenho DG
Veja também:
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15 de junho de 2011

Balls - Festa Junina (tirinha)

Olá pessoal. Como estão?
Entrando no clima de junho, as festas juninas também existem para os Balls. Veja abaixo:

Balls - Festa Junina (tirinha)
Clique na imagem para ampliá-la

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9 de junho de 2011

Rosto de um personagem (desenho digital)

Olá pessoal, como estão?
Para hoje, o desenho de um personagem sem nome, por enquanto. Segue abaixo:

Desenho do rosto de um personagem. Feito em Corel Draw X4 e Photoshop CS5

Clique na imagem para ampliá-la

Programas utilizados: Corel Draw X4 e Photoshop CS5.
Veja também:
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8 de junho de 2011

Até breve do fenômeno!!!! (charge)

Vejam uma charge de adeus (ou melhor, até breve) ao Ronaldo, o fenômeno. Segue abaixo:

Ronaldo (fenômeno) se despede. Até breve do fenômeno (charge)
Veja também:
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4 de junho de 2011

Garoto de óculos (desenho)

Esse desenho é uma caricatura de um amigo. Ficou bem parecido.

Garoto de óculos (desenho)

Veja também:
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